Blog
Blog

20
Qui

20/03/2014

A cada quatro anos grande parte da população brasileira vivencia um momento mágico: torcer pela seleção brasileira na copa do mundo de futebol. Sem entrar em ideologias e julgamentos descabidos, a verdade é que nos tornamos, pelo menos durante o período da realização do evento, um pouco mais orgulhosos do nosso país. 

Sendo assim, e por acreditar que o ambiente escolar não deve se afastar da realidade dos alunos, em parceria com os professores de História, Geografia e Educação Física, preparamos um trabalho a ser desenvolvido pelos alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental do Colégio Santa Catarina. 

O trabalho consiste em uma pesquisa sobre diversos aspectos (IDH, PIB, População, etc.) dos países participantes da copa. Os alunos foram distribuídos em grupos e houve um sorteio a fim de relacionar os grupos de alunos aos grupos dos países. Em Matemática os alunos serão avaliados a partir dos gráficos realizados na comparação destes índices, desde 2010 (ano da última copa do mundo de futebol) até 2014. Serão pontuados também pela apresentação oral, que deverá ser realizada a partir do dia 24 de abril. Para esta apresentação eles devem usar a criatividade na explanação dos assuntos solicitados, podendo utilizar várias mídias durante o período em que estiverem apresentando. 

O pedido que fiz a eles foi: Surpreendam-me positivamente! Acredito que todos ganharão, pois passaremos a conhecer um pouco mais a cultura destes países e torceremos pelo Brasil sempre, mas com um olhar diferente sobre as demais seleções.

Alexandre B. Galiazzi
Gestor Pedagógico do Colégio Santa Catarina



(0) comentários

Deixa sua mensagem