Blog
Blog

19
Qui

O Colégio Santa Catarina celebra hoje com muito orgulho uma importante data. Essencial para o espírito e origem de nossa comunidade escolar, há 90 anos era fundada a Congregação das Irmãs Franciscanas Da Santíssima Trindade. Com coragem e bravura em 1929 aportaram no Brasil, vindas da Polônia, as irmãs fundadoras Aloísia Casemira Cach e Rosa Antonina Hutnik imbuídas do verdadeiro espírito missionário.
Foram muitas as adversidades, lutas e sofrimentos desta peregrinação quase centenária enfrentada com dedicação e tendo a Santíssima Trindade como fonte de amor e inspiração. O lema “ser e servir” guiou os trabalhos das comunidades das Irmãs Franciscanas. Percebendo as necessidades do povo e estendendo as mãos, as irmãs fundaram e mantiveram hospitais, ajudaram a Igreja, fundaram inúmeras obras assistenciais, dedicaram-se a educação e a catequese.
Desde o início carregavam o carisma franciscano de amor a toda obra da criação demonstrado por São Francisco e Santa Clara De Assis. A Congregação frutificou com a missão evangélica de suporte aos mais necessitados principalmente na área da educação e saúde. Diversas obras foram desenvolvidas e vinte oito anos após a chegada ao Brasil fundaram o atual Colégio Santa Catarina em Florianópolis. Instituição que ilumina e transforma o rumo de muitas vidas através da educação.
Nos congraçamos por esta data marcante para nossa comunidade. Como filhos jubilosos de uma aguerrida e fraterna mãe desejamos que os desígnios de Deus conduzam a Congregação e que floresça as bênçãos deste carisma Trinitário.

Parabéns Congregação das Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade - 90 Anos.
Direção do Colégio Santa Catarina




(0) comentários

Deixa sua mensagem