AVALIAÇÃO
COLÉGIO

A avaliação é um dos processos pedagógicos mais importantes do Colégio. Visa à consecução de objetivos previamente definidos, havendo uma análise individual e global do aluno, nos seus aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores.

A avaliação é um ato crítico que subsidia a análise e verificação de como está sendo construído o que foi planejado. Constitui uma reflexão sobre a práxis educativa. É um recurso que possibilita não apenas conhecê-la de forma mais efetiva, mas sobre ela interferir, sempre que necessário.

No processo de avaliação, é preciso analisar, com muita clareza e fundamentação, a coleta e sistematização de informações de caráter quantitativo, para proceder a comparações de caráter qualitativo. Isso porque a avaliação precisa ser abrangente e possibilitar a leitura de todo o processo pedagógico, de todas as suas relações e todas as pessoas envolvidas (alunos, pais, professores, equipe pedagógica, entre outros).

É importante buscar, cada vez mais, avaliar de forma interdisciplinar, qualitativa, com mais ênfase nas potencialidades dos alunos.

Esse fator exige grande compromisso e responsabilidade do educador com o desenvolvimento do aluno.

O sistema de avaliação no Colégio Santa Catarina é trimestral. A prática avaliativa é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, é contínua e considerará, no desempenho do aluno, prevalência dos aspectos qualitativos, sobre os quantitativos, amparados nos objetivos da Proposta Pedagógica do Colégio.

A avaliação será permanente e constante e servirá de base para que o professor, no final de cada trimestre, tenha condições de atribuir a cada aluno, uma nota. Essa avaliação se fará pela observação constante ao aluno, pela frequência e pela aplicação de provas, trabalhos (individuais ou em equipes), pesquisas, tarefas, atividades (em classe, extraclasses, domiciliares), do desempenho de lideranças e outras atividades que estejam adequadas ao currículo escolar.


  • + Primeiro ano do Ensino Fundamental

    No primeiro ano do Ensino Fundamental, a avaliação do aproveitamento escolar será feita no decorrer do processo pedagógico, mediante o acompanhamento e registro descritivo trimestral das trajetórias, avanços e dificuldades apresentadas pelo aluno. 

    Nessa fase de desenvolvimento, vê-se a necessidade de um olhar diferenciado para a avaliação, pois a professora deverá acompanhar o aluno em diferentes momentos, seja na sala de aula ou em outro ambiente do espaço educativo. Para tanto, a professora deverá diversificar as estratégias de observações, manter em dia anotações pessoais, estimular experiências diversas, trabalhos pontuais, conexões com outras disciplinas, relações com temas fora da escola e mais atividades que viabilizem acompanhar outros elementos que caracterizem esta fase do desenvolvimento.

     

  • + Relatório de Avaliação (RA)

    O relatório, enviado trimestralmente, terá caráter orientador, pois levará em conta o desenvolvimento da criança no aspecto lógico-objetivo, cognitivo e psicomotor, sem preocupação de notas para a aprovação do aluno para o ano subsequente.

    Para ilustrar o trabalho desenvolvido, será feita a adoção de um portfólio, que compreende todo o processo de arquivamento e organização de registros elaborados pelo aluno, construídos ao longo do trimestre, tais como: atividades direcionadas, desenhos, representações escritas ou outros materiais produzidos por ele, que completarão o processo de avaliação nessa fase do ciclo de alfabetização.

    Ao final do trimestre, o portfólio será entregue aos pais, para que possam analisar o trabalho realizado por seus filhos.

     

  • + Histórico Escolar

    No Histórico Escolar, o Relatório de Avaliação não será convertido em notas. Nos espaços determinados para notas, aparecerá a sigla: RA (Relatório de Avaliação) e, nas observações, a seguinte inscrição:

    “O Sistema de Avaliação do 1º ano do Ensino Fundamental do CSC acontece sob a forma de Relatório de Avaliação = RA , conforme estabelece o seu Projeto Político-Pedagógico.”

    Caso haja a transferência de um aluno durante o ano letivo, o seu Histórico Escolar será um Relatório de Avaliação (RA), elaborado de maneira sucinta.

    O Relatório de Avaliação (RA) do aluno será arquivado para posteriores pesquisas.    

     

  • + Promoção

    A promoção de um ano para o outro acontecerá se atendida a exigência da idade cronológica, se for respeitado o limite de frequência correspondente a 75% e se forem atingidos os pré-requisitos mínimos para o acompanhamento do 2º ano.

    Guardados os critérios estabelecidos, não haverá retenção no 1º ano do Ensino Fundamental. Em caso de retenção, a família deverá dar ciência da decisão e assinar o termo proposto pelo Colégio.

  • + Segundo ao Nono Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

    A avaliação do aproveitamento escolar será registrada e divulgada sob a forma de menção numérica, numa escala de 0 a 10, com fracionamento decimal.

  • + Instrumentos de Avaliação
    Os instrumentos utilizados para avaliar o rendimento dos alunos são provas, trabalhos individuais ou em grupos, exercícios, deveres de casa, relatórios de saídas de estudos, presença e participação nas aulas, entre outros.

    As provas do Ensino Fundamental de 2º ao 5º ano serão enviadas, semanalmente, para apreciação e assinaturas pelos pais ou responsáveis. As notas serão divulgadas no Portal do Aluno.

    As avaliações dos Ensinos Fundamental II e Médio serão devolvidas para os alunos e a divulgação das notas no Portal do Aluno é feita em até quinze dias.

    Para solicitar a revisão de provas, fica estabelecido o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, após a divulgação do resultado, para requerimento, por escrito, junto à Coordenação Pedagógica.

    a) Nota de Participação

    2º ao 5º ano – É atribuída ao aluno, em cada disciplina, uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), que será somada às demais avaliações para o cálculo da média trimestral. Os critérios utilizados são respeito, assiduidade, pontualidade, participação, responsabilidade, comportamento, deveres e trabalhos.

    6º ao 9º ano e Ensino Médio – A nota de participação estará vinculada às atividades e trabalhos propostos pelos professores. Dentre os critérios de avaliação, será observado o prazo de entrega, assiduidade, estética, organização, dedicação, participação e responsabilidade.

    b) Avaliação dos Trabalhos

    Trabalhos em equipe serão feitos em sala de aula, evitando que o aluno desloque-se para fazê-lo no período contrário. Exceção feita aos alunos do 8º ano a partir do 2º semestre, 9º ano e Ensino Médio, que estarão livres para fazer trabalhos fora da escola.

    •  Os trabalhos entregues no dia marcado são avaliados de 0 a 10.
    • Os alunos que faltam no dia da entrega do trabalho, deverão entregá-lo na próxima   aula da referida disciplina e serão avaliados de 0 a 10.
    • Os alunos presentes que não fizeram a entrega do trabalho na data marcada poderão entregá-lo na próxima aula da referida disciplina, porém serão avaliados de 0 a 8.
    • Os alunos que não fizerem a entrega do trabalho na segunda data oportunizada receberão a nota zero.

     

     

  • + Boletim Escolar

    No final de cada trimestre, será disponibilizado, aos pais ou responsáveis, o resultado do trimestre no boletim escolar.

    2º ano ao 5º ano - O boletim é entregue diretamente aos pais em reunião com data marcada no calendário escolar. Esse documento indicará o resultado final do trimestre.

    6º ano ao 9º ano e Ensino Médio - Após os resultados das avaliações que ocorreram durante o trimestre, o Colégio disponibilizará aos alunos ou aos pais/responsáveis um boletim oficial provisório contendo as menções e faltas em todas as disciplinas, até aquele momento. Esse documento indicará ao aluno a disciplina em que deverá fazer recuperação trimestral. Fica também determinado que, após a recuperação trimestral, o aluno receberá um novo boletim, o qual indicará as notas das provas de recuperação e sua média trimestral.

     
  • + Processo de Recuperação

    A recuperação será feita de forma contínua e paralela durante o ano letivo. Para isso, o Colégio disponibilizará aulas de apoio:

    • No Ensino Fundamental – Língua Portuguesa e Matemática;
    • No Ensino Médio – Gramática, Biologia, Física, Química e Matemática.

    Ao final do trimestre, o aluno que não atingir a média 7,0 (sete), fará a Recuperação Trimestral.

    Aplicar-se-á a fórmula abaixo para calcular a média do trimestre após a recuperação, sendo:

    Após a recuperação, prevalecerá a média mais alta, comparando-se a média inicial e a média pós-recuperação.

    A aprovação do aluno para os anos subsequentes acontecerá por meio da média ponderada dos três trimestres, sendo:·        

                                            

    O aluno será aprovado sem recuperação final, se obtiver média anual igual ou maior que 7,0 (sete) em cada disciplina e frequência mínima de 75%.

    O processo de recuperação final será desenvolvido após o encerramento dos trimestres. Serão ministradas aulas e será observada a participação e a frequência do aluno. No final, se fará uma apuração do rendimento por meio da aplicação de provas finais.

    A Coordenação Pedagógica encaminhará circular com todas as orientações para a realização das provas finais. Não será feita a troca da data e do horário da prova final. A não observância das datas e dos horários previamente comunicados em circular poderá acarretar na perda da prova e consequente reprovação. Após a divulgação do resultado final, fica estabelecido o prazo de 48 horas para os pais/responsáveis requererem a revisão da prova final, por escrito, junto à Coordenação Pedagógica. As provas finais não poderão ser retiradas do CSC e nem fotocopiadas.

    A revisão de prova final será feita por outro professor da disciplina, escolhido pelo Conselho Pedagógico.

    A nota da recuperação final comporá média com aquela obtida durante o ano letivo, sendo:

                     

    A média final mínima para aprovação, por disciplina, após a recuperação final, será 5,0 (cinco) em uma escala de 0 a 10 e frequência mínima de 75%.

    Dependência

    O Colégio Santa Catarina não oferece dependência, bem como não aceita matrícula de alunos, oriundos de outras Instituições de Ensino, que estejam com dependência em alguma disciplina.

    Classificação

    A classificação no Colégio Santa Catarina, em qualquer ano/série ou etapa, exceto o primeiro do Ensino Fundamental, pode ser feita:

    a) Por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, o ano/série ou fase anterior, na própria Escola;

    b) Por transferência, para candidatos procedentes de outras Escolas. Exceto alunos reprovados e reclassificados em outras instituições de ensino. Isto se deve pelo entendimento do CSC de que a Escola que o classificou deverá acompanhar o seu desempenho escolar;

    c) Por avaliação feita pela Escola, que definirá o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permitirá a sua inscrição no ano/série ou etapa adequada, em concordância com a família.

     

  • + Conselho de classe deliberativo

    O Conselho de Classe é a instância soberana que analisa, reflete, articula e intervém no processo pedagógico. Centra-se não apenas na verificação e repasse de notas, mas sim, em uma reflexão que procura ir às raízes das questões sobre o processo ensino-aprendizagem.

    O objetivo do Conselho de Classe é romper a fragmentação pedagógica, sendo um espaço para o entendimento do fazer escolar na busca de uma avaliação mais profunda acerca da prática educativa.

    É função do Conselho de Classe avaliar o aluno, bem como o processo de ensino-aprendizagem e os projetos pedagógicos. Esse Conselho tem também a função deliberativa para redefinir ou redimensionar a prática escolar com base no Projeto Político-Pedagógico, incluindo a prática da sala de aula, indicando e propondo encaminhamentos sobre o ato de educar. Isso implica que todos assumam a responsabilidade de propor e buscar soluções aos problemas arrolados.
    Ao final do Conselho de Classe, tem-se um relatório das turmas, que servirá de direcionamento para atendimento aos pais e aos alunos.

     

  • + Composição
    O Conselho de Classe é composto pela Direção, Gestão, Coordenação e Professores. Pode-se também contar com a participação dos alunos representantes de classe que, em nome da turma, por meio de um relatório, fazem uma avaliação do grupo, dos professores e do processo de ensino-aprendizagem.