METODOLOGIA
Colégio

METODOLOGIA

A condução pedagógica do processo de ensino e aprendizagem do Colégio Santa Catarina é norteada por vários fundamentos. O Documento Base do MEC descreve:

“A cada idade, corresponde uma forma de vida que tem valor, equilíbrio e coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade, correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a criança) teve de enfrentar situações novas (...). Temos de incentivá-la a gostar da sua idade, a desfrutar do seu presente”.

O CSC se esmera para que a educação atinja, além dos conhecimentos científicos, valores transcendentais.

Baseia-se na pedagogia Franciscana Trinitária e fundamenta-se no amor, na unidade e na diversidade.

Valorizam-se a pesquisa de campo, os encontros colaborativos, as dinâmicas interativas e o aprender fazendo.

Enfim, uma metodologia que conta com a interação professor-aluno em um ambiente agradável e atrativo, onde são propostos debates, trabalhos em grupos e trabalhos individuais, possibilitando que os alunos tenham autonomia, segurança e autoconfiança.

Considerando os fundamentos filosóficos do Sistema Educacional Positivo e a linha sociointeracionista, a metodologia contempla o saber do aluno, interagindo com o conhecimento formal construído e ressignificando de forma geral e coletiva. Por tudo isto, vemos que o CSC propõe:

  • Aprendizagem a partir da problematização de situações contextualizadas, levando em conta a visão do aluno;
  • Criação de alternativas a partir da capacidade de análise, síntese e espírito crítico;
  • Inovação tecnológica educacional, proporcionando criatividade e participação consciente no processo ensino-aprendizagem;
  • Socialização por meio de atividades em grupo;
  • Conhecimento cada vez mais significativo a partir do saber reflexivo;
  • Construção e reconstrução do conhecimento, partindo da pesquisa;
  • Superação da fragmentação dos conteúdos por meio da interdisciplinaridade;
  • Diálogo que conduz à prática educativa.

O encaminhamento metodológico também passa pelo modelo de ensino da aprendizagem significativa. Para que ocorra, é necessário que haja um relacionamento entre conteúdo a ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe. O aluno deve manifestar uma predisposição positiva à aprendizagem e não à aprendizagem mecânica. Sendo assim, uma nova informação se relaciona com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Quer por recepção ou por descoberta, a aprendizagem pode ser significativa, isso se a nova informação se incorporar à estrutura cognitiva.