BIBLIOTECA MADRE INÊS
Alunos e Pais

SISTEMA PERGAMUM - Pesquisa ao acervo de livros

 

A Biblioteca Madre Inês tem como objetivo principal disponibilizar suporte informacional para alunos, professores e colaboradores do Colégio Santa Catarina, propiciando um ambiente agradável, fortalecendo e desenvolvendo o hábito da leitura dos usuários.

Nosso acervo possui um volume de aproximadamente 30 mil exemplares, incluindo livros técnicos e didáticos (das áreas de conhecimento contempladas pelo Colégio e assuntos em geral), CDs, DVDs, periódicos, revistas, obras de referências (enciclopédias, dicionários, atlas...), e livros de literatura (leitura em geral: literatura Brasileira, romances, contos, poesias, crônicas, literatura infanto-juvenil).




  • + Indicações de Leituras

    Espaço destinado para novas aquisições do acervo, bem como sugestões dos próprios alunos. Este espaço é constituído por obras para os três níveis de ensino (FI, FII e EM), e revistas com assuntos da atualidade.

  • + Espaço do Vestibulando

    Aqui estão dispostos os livros que se tornam leitura obrigatória para os principais vestibulares (UFSC, UDESC e ACAFE) da região. Bem como revistas e materiais destinados sobre conhecimentos atuais para os alunos do Ensino Médio.

  • + Recanto do Saber

    Com uma decoração voltada para os alunos do Ensino Fundamental I, neste espaço são dispostos livros para este público, segmentados por ano e distribuídos em prateleiras, da altura destes alunos. Aqui também se encontram revista em quadrinhos e fantoches.

  • + Normalização de trabalhos

    Objetivando o conhecimento das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a formatação de trabalhos, a biblioteca oferece dinâmicas aos seus alunos, com aulas previamente planejadas, para que tenham vivência e adquiram prática da normalização de trabalhos acadêmicos, conforme orientações do Ensino Superior.

     

    No link é apresentado um modelo de trabalho com as normas da ABNT:
    http://www.csc.g12.br/arquivosSGC/files/Aula%20ABNT.doc

     

  • + Empréstimo domiciliar

    A Biblioteca Madre Inês oferece o serviço de empréstimo domiciliar aos seus usuários, com prazos diferenciados:

    • Para alunos do Fundamental I, o período é de 7 dias.
    • Para alunos do Fundamental II e Médio, o prazo de empréstimo é de 15 dias, para todos os materiais.
  • + Bibliotecário responsável

    Guilherme Wandscheer (CRB-14/1339)

  • + Horário de funcionamento da Biblioteca Madre Inês

    Segunda-feira a quinta-feira: 7h50 às 11h50 e 13h45 às 17h45

    Sexta-feira: 7h50 às 11h50 e 13h30 às 17h30

    Contato: bibliotecacolegiosantacatarina@gmail.com

  • + Estatísticas

     

     

    NÚMEROS DE EMPRÉSTIMOS – ANO LETIVO / Exemplares

         2015

        8.247

         2016

        9.835

         2017

        12.777

  • + Dicas de Leitura
    • FUNDAMENTAL I:

    LUDVICHAK, Dilvia; TASSO, Luciano (Ilustrador). Mazzaropi: um jeca bem brasileiro. São Paulo: Paulus, 2018.

    Este livro nos leva ao encontro de um artista genuinamente brasileiro, criador de uma obra cinematográfica tão expressiva e popular que continua viva, graças a um público tradicional, fiel, e a um novo público, que vê em seus filmes traços do nosso tempo, tornando sua mensagem sempre atual. Contada em versos, a narrativa se aproxima da forma tão apreciada pela cultura popular e, ao mesmo tempo, nos faz lembrar das profundas raízes do jeito de ser caipira e do sertão brasileiro, marcas registradas de Mazzaropi.
     

    SOUZA, Shirley; LIMA, Patrícia (Ilustrador). Pula que pula!. São Paulo: Paulus, 2012.

    Esta historinha é um divertido exercício de adivinhação. Por meio das dicas que vão sendo dadas página a página, o leitor é levado a descobrir o nome do bichinho cuja característica principal é ser um grande saltador. O texto de Shirley Souza, envolvente, poético e muito agradável, faz uma parceria e tanto com as ilustrações. E depois de terminada a charada, ainda é possível aprender uma série de curiosidades sobre o animalzinho com as informações que estão no final livro. Imperdível!  

     

    • FUNDAMENTAL II

    DIAFÉRIA, Lourenço. O empinador de estrela. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2013.

    História de um menino com a cabeça repleta de ideias, de sonhos. O mundo, da casa às estrelas, era visto por meio de sua rica e livre imaginação, cheia de sonhos e vazia de ódios. Até que a doença do pai vem trazer uma realidade assustadora, com a qual ele tem de lidar. 
     

    JOSÉ, Ganymédes. Um girassol na janela. 25. ed. São Paulo: Moderna, 1984.

    Uma menina que transforma em amor tudo que a cerca. Vivinha é a vida, Vivinha é a força, Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete essa satisfação de viver e sua fé no amor. Você vai vibrar, vai chorar, vai se emocionar quando Vivinha desmontar a sisudez de uma mansão e abrir as janelas para deixar entrar o vento da alegria e do amor!

     

    • ENSINO MÉDIO

    VERÍSSIMO, Luís Fernando. Time dos sonhos: paixão, poesia e futebol. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

    Esta antologia de contos escritos por mulheres pretende traçar um panorama da literatura feminina brasileira. Organizada por Edla van Steen (que também está presente como contista), reúne nomes como Hilda Hilst, Lygia Fagundes Telles, Márcia Denser, Tânia Faillace e dá uma mostra da qualidade da produção literária destas artistas.


    DUEÑAS, María; DOLINSKY, Martha Dolinsky (Tradutor). O tempo entre costuras. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. 

    Sira Quiroga é uma jovem costureira que, na Madri dos anos 1930, se apaixona por Ramiro. Ainda que mal o conheça, decide deixar o país por aquele novo amor. Mas o destino lhe reserva uma série de surpresas, a começar pelo desaparecimento de Ramiro pouco depois de chegarem ao Marrocos. A partir daí a jovem se converte, quase sem se dar conta, numa peça-chave na luta contra o fascismo europeu da ditatura franquista em sua Espanha natal ao nazismo na Alemanha.

     

     

  • + Dinâmicas de Leitura

    Os alunos frequentemente têm aulas na biblioteca. Os alunos do Fundamental I vão à biblioteca semanalmente para ouvir uma história, produzir textos, construir histórias e tudo o que a imaginação permitir.

    Já os alunos de Ensino Fundamental II possuem aulas no espaço, quinzenalmente. Lá desenvolvem produção de textos, projetos de pesquisa, sarau literário e outras atividades relacionadas à leitura e escrita.

    Além dos trabalhos mencionados anteriormente, são proporcionados aos alunos encontros com autores e escritores (seja de forma presencial ou virtual) para um entendimento maior dos livros.


  • + Feira do Livro

    A Feira do Livro é um dos eventos mais importantes no CSC. Sua periodicidade é anual (no mês de abril) e sempre com novidades nas atrações. Palestra, oficinas, livreiros, autores e o famoso “bate-papo com jornalistas” movimentam os dias de Feira. E no último dia de evento (sábado), as portas do Colégio são abertas para a comunidade com Sebo Literário, contação de histórias, pinturas de rosto e muito mais.
    A Feira do Livro visa o fomento da leitura e o desenvolvimento de leitores.

  • + Sebo Literário do CSC

    Essa é uma outra atividade desenvolvida no CSC que visa o desenvolvimento da leitura.
    Mensalmente é montado no pátio da escola uma estrutura, que possibilita aos alunos trazerem livros de casa e trocar por outras obras que outros estudantes trouxeram. Aqueles livros que antes, ficavam parados em casa, agora circulam livremente entre a comunidade escolar do CSC. Em média, são trocados setenta livros por edição.