Fundamental II
Ensino

Níveis de Ensino - Fundamental II

O Colégio Santa Catarina se esmera para que a educação atinja, além dos conhecimentos científicos, valores transcendentais. Baseia-se na educação Franciscana Trinitária e fundamenta-se no amor, na unidade e na diversidade.

O encaminhamento metodológico passa pelo modelo de ensino da Aprendizagem Significativa. Faz-se necessário um relacionamento entre conteúdo a ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe. Conta com a interação professor-aluno em ambiente agradável e atrativo onde são propostas aulas expositivas, debates, trabalhos em grupo e trabalhos individuais, dinâmicas interativas, o aprender fazendo. Instaurando constantemente um processo de avaliação e reavaliação.

Sendo assim, a metodologia contempla o saber do aluno, interagindo com o conhecimento formal construído, ressignificando-o, incorporando à estrutura cognitiva o novo conhecimento.

O CSC propõe:

  • Aprendizagem a partir da problematização de situações contextualizadas, levando em conta a visão do aluno;
  • Criação de alternativas a partir da capacidade de análise, síntese e espírito crítico;
  • Inovação tecnológica educacional proporcionando criatividade e participação consciente no processo ensino-aprendizagem;
  • Socialização por meio de atividades em grupo;
  • Conhecimento cada vez mais significativo a partir do saber reflexivo;
  • Construção e reconstrução do conhecimento, partindo da pesquisa;
  • Superação da fragmentação dos conteúdos por meio da interdisciplinaridade;
  • Diálogo que conduz à prática educativa.

  • + Características específicas

    O Segmento de Ensino do 6º ao 9º ano recebe alunos com o objetivo de trabalhar atividades significativas e aplicáveis neste mundo novo. Ao longo dos quatro anos de ensino vivenciam valores e experiências que enriquecem a formação do ser cidadão. Temos jovens desenvolvendo-se emocionalmente, fisicamente, espiritualmente e intelectualmente. Nesta fase, encontramos alunos na transição da infância à adolescência e a escola prepara o seu corpo docente para desenvolver um trabalho pedagógico que concilie o cognitivo e o emocional, com sensibilidade, valorização das características individuais, orientação ao estudo, ao respeito a si e aos outros.

  • + Diferenciais

    Acreditamos em uma pessoa, solidária, responsável, honrada, competente, honesta, ética, comprometida, trabalhadora, livre, sincera, realizada, justa, fraterna e consciente do seu papel na sociedade.

    Nossa grade curricular oferece a disciplina de Filosofia, ministrada uma vez ao mês num período inteiro de aula que desenvolve projetos interdisciplinares na busca por uma formação humana e cristã. Oferece projetos nas áreas do conhecimento, comunicação, expressão, habilidades motoras e de socialização, como: a Hora do Conto, Feira Científico Cultural, Feira do Livro, Olimpíada, JUF( Juventude Franciscana) – Grupo de jovens – que trabalha pela formação de valores, Festa Junina.

    O site do Colégio Santa Catarina – www.csc.g12.br - e nele o Portal do Aluno e Positivo On. Material Didático do Sistema de Ensino Positivo. Utilização mais dinâmica do ambiente dos Laboratórios de Ciências e Informática, Auditório e Biblioteca Escolar com projetos em Língua Portuguesa. As aulas de Educação Física possuem dois professores distintos, para os garotos e para as garotas. As Saídas de Estudos são muito valorizadas pelos alunos, nestes momentos ímpares a experiência é real, o conhecimento emociona e tem outro significado. 

  • + Avaliação

    O sistema de avaliação é trimestral. A prática avaliativa é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, é contínua e considerará, no desempenho do aluno, prevalência dos aspectos qualitativos, sobre os quantitativos, amparados nos objetivos da Proposta Pedagógica do Colégio. A avaliação será permanente e constante e servirá de base para que o professor, no final de cada trimestre, tenha condições de atribuir a cada aluno, uma nota. Esta avaliação se fará pela observação constante ao aluno, pela frequência e pela aplicação de provas, trabalhos (individuais ou em equipes), pesquisas, tarefas, atividades (em classe, extraclasses, domiciliares), do desempenho de lideranças e outras atividades que estejam adequadas à disciplina em questão. A recuperação será feita de forma contínua e paralela durante o ano letivo. Para isso, o Colégio disponibilizará aulas de apoio em Língua Portuguesa e Matemática. Após os resultados das avaliações que ocorrerão durante o trimestre, será emitido um Boletim Escolar contendo as menções e faltas em todas as disciplinas, até aquele momento. Esse documento indicará ao aluno a disciplina em que deverá fazer recuperação trimestral e no final do ano, recuperação final.

  • + Estrutura própria

    As salas de aula são equipadas com recursos digitais e climatizadas oferecendo conforto e dinamismo aos alunos. Todos os ambientes do CSC oferecem a oportunidade de aprender a conviver e a trabalhar com as tecnologias modernas adaptadas ao seu propósito, como: sala de artes, sala multimídia, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, auditório.

     

  • + Equipe

    O CSC conta com profissionais (Serviço de Gestão, Coordenação Pedagógica e Disciplinar, Professores e Auxiliares) que acreditam na educação como processo contínuo de construção do saber e de transformação da realidade em busca da realização humana. Para tanto, os colaboradores participam de Ciclos de Cursos de capacitação dentro das especificidades de cada função, oferecidos por entidades parceiras, como também pelo próprio Colégio.

  • + Aulas

    O aluno do Fundamental II é aquele que está conectado às novas tecnologias, tem curiosidade, desenvolveu as habilidades de estudo, quer descobrir o mundo, aplicar a teoria à prática. Através das aulas, com os inúmeros aplicativos didáticos pedagógicos, os conhecimentos são adquiridos e socializados. Os alunos são orientados por uma equipe de professores específicos por disciplina. Nossa grade curricular é composta por Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, História, Geografia, Ciências (Química e Física para o 9º ano), Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Filosofia. 

  • + Idades

    Os alunos ingressam no Ensino Fundamental II no 6º ano, com idades que variam de 10 a 12 anos. 

  • + Horários

    Os horários de entrada e saída do Colégio devem ser rigorosamente observados a fim de que o aluno não seja prejudicado. Têm cinco minutos de tolerância após o sinal para entrar na primeira aula. Passado este tempo, entram somente na segunda aula. Quando o aluno atingir a marca de três atrasos, os pais receberão uma notificação via correio eletrônico. 

     

    Horário das aulas por período: 

    MATUTINO

    Das 7h30 às 12h

    Recreio: 10h às 10h20

     

    VESPERTINO

    Das 13h15 às 17h45

    Recreio: 15h45 às 16h05