EVENTOS
COLÉGIO

Dentre os eventos realizados pelo Colégio Santa Catarina, destacam-se:

  • + Jornada das Profissões

    Uma das preocupações apresentadas pela equipe docente do Ensino Médio é quanto à continuidade da vida estudantil de nosso aluno após a saída da 3ª série. O Colégio Santa Catarina oportuniza a vinda de profissionais de diferentes áreas para colocarem suas vivências e seus trabalhos aos educandos, neste evento o aluno é orientado a levar em consideração seu perfil e sua afinidade para dúvidas em relação à escolha da futura profissão. O contato com os especialistas gera satisfação e direcionamento para áreas de trabalho preferidas. Esse trabalho ainda é otimizado com visitas a universidades onde os alunos vivenciam a rotina acadêmica.

     

  • + Formaturas: 9º Ano e Terceirão

    No final do ano letivo, temos dois eventos que coroam o ano para as turmas dos 9ºs anos e Terceirão. Os alunos dos 9ºs anos e seus familiares são convidados a participar de uma missa e posterior entrega de certificados, marcando a finalização do Ensino Fundamental. Já os alunos do Terceirão e seus familiares participam de uma formatura solene onde encerra-se o Ciclo da Educação Básica.
     

  • + Aulão preparatório para os Vestibulares

    Às vésperas dos dias das provas, os professores preparam e repassam aos alunos dicas para os vestibulares.

     

  • + Simulados UFSC/UDESC e ENEM

    Os alunos do Ensino Médio são convidados a participar de Simulados preparatórios para o ENEM e para as Universidades Públicas da nossa cidade.

  • + Dia das Mães e Dia dos Pais

    Celebração de uma Missa de Ação de Graças na semana que antecede o dia das mães e dos pais.

  • + Dia do Estudante

    Atrações especiais para comemorar o dia da parte mais importante do nosso colégio.

  • + Semana da Criança

    Semana dedicada às crianças do Ensino Fundamental I, com várias atrações e um passeio para um local definido pela Equipe Pedagógica do CSC.

     

  • + Gincana do Ensino Fundamental I

    Momento de confraternização, apresentações artísticas e disputa de modalidades esportivas.

  • + Olimpíada do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

    Momento de confraternização, apresentações artísticas, culturais, recreativas e disputa de modalidades esportivas.
    Proporcionando o espírito de equipe e cooperação, a Olimpíadas do CSC acontece sempre no mês de julho. Em média com cinco dias de duração.

  • + Festa Junina

    Grande encontro da Família CSC. Organizada pelo Colégio, com várias atrações artísticas, barracas de comidas típicas e brincadeiras que fazem a alegria de quem passa pelo evento.

  • + Participação em Olimpíadas de Conhecimento

    Os alunos são convidados a participar das Olimpíadas de Matemática, Química, Viagem do Conhecimento, entre outras.

  • + Feira Científico Cultural

    Acontece todos os anos e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e o hábito de pesquisas. Os alunos de 6º ano do FII a 2ª série do EM formam grupos e se comprometem a explorar determinado tema. Os assuntos explorados são relacionados à natureza, sociedade, tecnologia, entre outros. Para avalição dos trabalhos é montada uma equipe de julgadores, composta por alunos do 3ªº, professores, colaboradores e jurados externos ao CSC, que avaliam certos tópicos: organização do grupo, apresentação, recursos utilizados. 

    Os alunos tem a oportunidade de, em grupos, criar e apresentar trabalhos escolares voltados aos conteúdos que estão ou serão por eles estudados.

     

  • + Feira do Livro

    Sua periodicidade é anual e sempre com novidades nas atrações. Palestras, oficinas, livreiros, autores e o famoso “bate-papo com jornalistas” movimentam os dias de Feira. No último dia de evento (sábado), as portas do Colégio são abertas para a comunidade com Sebo Literário, Contação de histórias, pinturas de rosto e muito mais. A Feira do Livro visa o fomento da leitura e o desenvolvimento de leitores.

  • + Celebrações

    Os alunos, juntamente com seus professores, preparam uma Celebração, onde todos os alunos do CSC são convidados a participar de um momento de oração.

     

     

  • + Horas do Conto

    Todas as turmas do CSC passam pelo palco do Auditório. No decorrer do ano, as professoras de Língua Portuguesa preparam uma apresentação teatral cujo tema é a releitura da obra escolhida.

     

  • + Saídas de Estudos

    As visitas in loco, possibilitam aos alunos a vivenciarem a teoria na prática. Cada turma realiza ao menos uma saída de estudos durante o ano. Objetivam desenvolver a observação e ampliar o conhecimento, proporcionando um incremento ao conteúdo ministrado em sala. Em todas as saídas, nossos estudantes são acompanhados por professores. Os locais visitados variam de acordo com o conteúdo estudado em sala.

     

  • + Visitas a Instituições de Ação Social e Tarefas Solidárias

    Os alunos são convidados a participar de ações junto a instituições que atendem crianças e idosos que carecem de atenção especial.

    Preocupados com um mundo mais justo e solidário, os alunos do CSC realizam algumas tarefas solidárias durante o ano letivo. Durante a Olimpíada e a Gincana, os alunos arrecadam alimentos não perecíveis que são destinados a instituições que realizam trabalhos sociais. Durante o período de Dia das Crianças, nossos alunos “adotam” crianças da Creche Girassol e promovem um delicioso lanche e distribuição de brinquedos, proporcionando um dia mais feliz para crianças.

  • + Jornadas Pedagógicas aos Professores

    Os professores do CSC são estimulados a manter constante formação. No início do ano e no recesso de julho todos participam de Jornadas Pedagógicas, voltadas à capacitação dos educadores, além de participarem de cursos e palestras no decorrer do ano letivo.

  • + Recepção aos alunos

    Os alunos são recepcionados no CSC, para início do ano letivo, com uma programação especial e um caloroso acolhimento.
     

  • + Sebo Literário

    Atividade desenvolvida no CSC que visa o desenvolvimento da leitura. Mensalmente é montado no pátio da escola uma estrutura, que possibilita aos alunos a trazerem livros de casa e trocarem por outras obras que outros estudantes trouxeram. Aqueles livros que antes, ficavam parados em casa, agora circulam livremente entre a comunidade escolar do CSC. Em média, são trocados setenta livros por edição.