A avaliação visa à consecução de objetivos previamente definidos, havendo uma análise individual e global do aluno, nos seus aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Torna-se então, um ato crítico que subsidia a análise e verificação de como está sendo construído o que foi planejado.
O sistema de avaliação do Ensino Fundamental I é trimestral e a prática avaliativa é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. O sistema é contínuo e considerará, no desempenho do aluno, prevalência dos aspectos qualitativos, sobre os quantitativos, amparados nos objetivos da Proposta Pedagógica do Colégio, servindo de base para que o professor, no final de cada trimestre, tenha condições de atribuir a cada aluno uma nota. É considerada também em cada disciplina, uma nota de participação de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), que será somada às demais avaliações para o cálculo da média trimestral, sendo que os critérios utilizados são respeito, assiduidade, pontualidade, participação, responsabilidade,comportamento, deveres e trabalhos.
No 1° ano a avaliação dá-se através do relatório, entregue trimestralmente aos pais. Tem caráter orientador, pois levará em conta o desenvolvimento da criança no aspecto lógico-objetivo, cognitivo e psicomotor, sem preocupação de notas para a aprovação do aluno para o ano subsequente.
A recuperação do conteúdo do 2° ao 5° ano se dá de forma imediata, em sala, sempre que o professor perceber quaisquer dificuldades dos alunos. Ocorre também com aulas de apoio, no contraturno, em Língua Portuguesa e Matemática, sem custos adicionais, ocasião em que o aluno convocado receberá auxílio extra, objetivando sanar as dificuldades que originaram o baixo rendimento em sala.
Ao final do trimestre, o aluno com rendimento abaixo da média 7,0 será convocado para a revisão trimestral, ocasião em que poderá recuperar a nota por meio de avaliações previstas em calendário escolar.
Se, ao final do ano letivo, o aluno não tiver alcançado a média anual mínima 7,0 será submetido à recuperação final de conteúdos e nota, ocasião em que realizará avaliações por meio das quais serão cobrados os principais critérios de avaliações do ano letivo. Neste caso, o aluno precisa obter média 5,0 para aprovação.