Fundamental I
Ensino

Níveis de Ensino - Fundamental I 

A formação da criança do Ensino Fundamental — anos iniciais (1° ao 5° ano) é pautada no diálogo, respeito e participação através da mediação, visando a formação integral do educando, o seu bem-estar, suas relações com o ambiente, o desafio ao respeito às diferenças, proporcionando meios reflexivos para seu autoconhecimento, para que interaja positivamente e transforme a realidade em que está inserido, facilitando assim,  o seu processo construtivo. O trabalho pedagógico é realizado através de práticas interdisciplinares, que favorecem um aprendizado significativo com foco na excelência acadêmica. Os alunos participam de aulas teóricas e experimentais, projetos, vivências culturais internas e externas, práticas esportivas e ações comunitárias. E é através desta etapa que os valores e atitudes são fortalecidos, promovendo a aquisição do conhecimento.

A proposta educativa contribui para a construção de uma postura autônoma do estudante, estimulando o desenvolvimento de suas competências e habilidades integradas a valores éticos e cristãos. Nessa perspectiva, o cultivo dos valores evangélico-franciscanos promove um ambiente acolhedor e de fraternidade, contribuindo para a formação de pessoas felizes e realizadas.


  • + Diferenciais

    Assumimos uma educação que tenha como ponto de referência os tipos de sociedade e de pessoa humana, que vai além do espaço escolar, atingindo as várias instâncias do cotidiano das pessoas.

    Para isso, destacamos os valores franciscanos (relação consigo mesmo, com o próximo e com Deus/ Celebrações); Hora do Conto (mensalmente, integrando as turmas do F I e II); Material Didático – Sistema Positivo, como ferramentas especiais na busca pelo pleno desenvolvimento da pessoa como sujeito de seu processo de crescimento pessoal, acadêmico, comunitário, social e espiritual.

  • + Avaliação

    A avaliação visa à consecução de objetivos previamente definidos, havendo uma análise individual e global do aluno, nos seus aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Torna-se então, um ato crítico que subsidia a análise e verificação de como está sendo construído o que foi planejado.

    O sistema de avaliação do Ensino Fundamental I é trimestral e a prática avaliativa é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. O sistema é contínuo e considerará, no desempenho do aluno, prevalência dos aspectos qualitativos, sobre os quantitativos, amparados nos objetivos da Proposta Pedagógica do Colégio, servindo de base para que o professor, no final de cada trimestre, tenha condições de atribuir a cada aluno uma nota. É considerada também em cada disciplina, uma nota de participação de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), que será somada às demais avaliações para o cálculo da média trimestral, sendo que os critérios utilizados são respeito, assiduidade, pontualidade, participação, responsabilidade,comportamento, deveres e trabalhos.

    No 1° ano a avaliação dá-se através do relatório, entregue trimestralmente aos pais. Tem caráter orientador, pois levará em conta o desenvolvimento da criança no aspecto lógico-objetivo, cognitivo e psicomotor, sem preocupação de notas para a aprovação do aluno para o ano subsequente.

    A recuperação do conteúdo do 2° ao 5° ano se dá de forma imediata, em sala, sempre que o professor perceber quaisquer dificuldades dos alunos. Ocorre também com aulas de apoio, no contraturno, em Língua Portuguesa e Matemática, sem custos adicionais, ocasião em que o aluno convocado receberá auxílio extra, objetivando sanar as dificuldades que originaram o baixo rendimento em sala.
    Ao final do trimestre, o aluno com rendimento abaixo da média 7,0 será convocado para a revisão trimestral, ocasião em que poderá recuperar a nota por meio de avaliações previstas em calendário escolar.
    Se, ao final do ano letivo, o aluno não tiver alcançado a média anual mínima 7,0 será submetido à recuperação final de conteúdos e nota, ocasião em que realizará avaliações por meio das quais serão cobrados os principais critérios de avaliações do ano letivo. Neste caso, o aluno precisa obter média 5,0 para aprovação.

  • + Estrutura própria

    Somando-se à proposta, destacam-se os diferentes ambientes de aprendizagem oferecidos pelo colégio: laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca de pesquisa e literária, sala multimídia, sala de artes, entre outros, onde as atividades são dinamizadas conforme a realidade e necessidade do planejamento do professor, que utiliza todos os recursos como ferramentas que o auxiliam na busca pela efetivação do processo de aprendizagem do aluno. 

  • + Equipe

    O CSC conta com profissionais (Serviço de Gestão, Coordenação Pedagógica e Professores) que acreditam na educação como processo contínuo de construção do saber e de transformação da realidade em busca da realização humana. Para tanto, os colaboradores participam de Ciclos de Cursos de capacitação dentro das especificidades de cada função, oferecidos por entidades parceiras, como também pelo próprio Colégio.

     

  • + Aulas

    Além de nortear-se pelo que está descrito na proposta do MEC, o CSC se esmera para que a educação atinja, além dos conhecimentos científicos, valores transcendentais. Baseia-se na pedagogia Franciscana Trinitária e fundamenta-se no amor, na unidade e na diversidade. Desta forma, as aprendizagens são construídas através de atividades significativas que estimulam a compreensão e percepção do mundo, possibilitando a organização e elaboração de novos saberes, valorizando assim, a pesquisa de campo, os encontros colaborativos, as dinâmicas interativas e o aprender fazendo. Considerando os fundamentos filosóficos do Sistema Educacional Positivo e a linha sociointeracionista, a metodologia contempla o saber do aluno, interagindo com o conhecimento formal construído e ressignificando de forma geral, coletivamente. Para tanto, são oferecidas aulas semanais de Inglês, Informática, Educação Física, Ensino Religioso, além dos momentos de dinâmicas de leitura e atividades como Hora do Conto, na Biblioteca. Considerando também as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Ciências, Geografia, Artes e Filosofia.

  • + Horários

    A carga horária diária, do 1.º ao 5.º ano, é de 4h, computados em 200 (duzentos) dias letivos.

    MATUTINO

    1º ao 5º ano:                                       

    Das 7h50 às 11h50

    Recreio: 9h30 às 9h55

     

    VESPERTINO

    1º ao 5º ano:                                      

    Das 13h30 às 17h30          

    Recreio: 15h10 às 15h35