?>

FILOSOFIA
Colégio

O Colégio Santa Catarina é uma escola católica, franciscana, tem seu fundamento na proposta de vida cristã, assumida por São Francisco e Santa Clara de Assis. Reconhece em cada pessoa e em todas as criaturas a presença de Deus. Acredita na participação ativa e efetiva da família e da sociedade para o cumprimento de sua missão educativa. Valoriza essa relação, através da acolhida, escuta e abertura à participação. Os valores evangélicos da solidariedade, fraternidade, respeito, integração, o exercício do perdão, valorização da pessoa, ética nas relações e na convivência, valorização do estudo, consciência ecológica, cultura da paz, bondade, justiça, família, diálogo e ainda o exercício da cidadania, a excelência acadêmica e a responsabilidade planetária se fazem presentes no dia-a-dia escolar.

OBJETIVO GERAL DO CSC

O Colégio Santa Catarina tem como objetivo ministrar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio proporcionando aos alunos uma formação integral, fundamentada nos valores cristãos, vivenciados segundo o espírito Franciscano Trinitário para que se realizem como pessoa; que alcancem o máximo de iniciativa, de responsabilidade, de vida espiritual, num compromisso responsável e livre com as pessoas da comunidade social onde se inserem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ser sinal e testemunho evangelizador;
  • Oferecer condições para a descoberta da identidade do aluno, desenvolvendo-lhe o senso de liberdade, espírito crítico, capacidade de análise e síntese, criatividade e liderança em benefício do bem comum.
  • Propiciar condições para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e psicomotor do aluno.
  • Orientar o aluno a adquirir determinadas técnicas de trabalho baseadas em atividades de observação, sondagem de aptidões, pesquisas e expressão.
  • Orientar o aluno para que seja um cidadão solidário, responsável, honrado, competente, honesto, livre, realizado, justo e fraterno;
  • Fundamentar o trabalho educativo na pessoa como sujeito da história, respeitando sua dignidade e seus direitos;
  • Promover a educação com consciência ecológica;
  • Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências para o exercício do trabalho.

Formação para a Cidadania:

O Colégio Santa Catarina contribui na formação do cidadão ensinando a conviver com justiça, respeito e solidariedade. Promove trabalhos de interação com a comunidade, a fim de sensibilizar os alunos para os problemas sociais, preparando-os para serem cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade em que vivem, visando fazer de cada ser um agente de transformação.

O Colégio Santa Catarina elabora projetos e realiza atividades que ajudam na consolidação do caráter e preparam o aluno para exercer seus direitos e deveres de cidadão. Com este objetivo propõe:

  • Visitas na comunidade: asilos, hospitais, creches, parques, praças e outros;
  • Livre adesão de alunos ao trabalho voluntário;
  • Oficina de teatro, artes plásticas, esportes, dança, música;
  • Momento Cívico semanal.