Blog
Blog

17
Qua

Dia Nacional da Matemática

No dia 6 de Maio comemora-se o Dia Nacional da Matemática. Nada mais justo para uma Ciência tão importante do que ter um dia especial só para ela, não é mesmo?
No decurso de nossas vidas, deparamo-nos com várias situações que envolvem conhecimentos matemáticos... Desde o horário e data do nosso nascimento, passando pelas operações financeiras constantes em nosso dia a dia, até algo mais sutil como o tempo que levaremos para atravessar uma rua antes da passagem do carro que se aproxima. Tudo é Matemática!
Mas o motivo que levou o Congresso Nacional a adotar esta data como o Dia Nacional da Matemática foi o aniversário de nascimento do professor Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan. Nascido em 6 de Maio de 1895, viveu 79 anos e, entre suas obras, destaco “O Homem que Calculava”. Um livro apaixonante, mesmo para aqueles que não simpatizam muito com a Matemática. Trata-se de uma história recheada de problemas matemáticos muito atraentes e com resultados, na maioria das vezes, surpreendentes.
Em um projeto iniciado pela professora Thais, quando ministrava aulas no CSC, leio um capítulo do livro para os alunos a cada aula de Matemática. Como cada trecho traz um problema, resolvemos e interpretamos a situação matemática no decorrer da aula. Acredito estar relacionando a Matemática com situações reais e, ao mesmo tempo, aguçando a curiosidade dos meus alunos por este “Matemágico” dos números, Malba Tahan.
Fica a sugestão para que conheçam O Homem que Calculava. Mais de três milhões de pessoas já se apaixonaram por esta obra, quem sabe você não seja o próximo...

Grande abraço, 
Alexandre B. Galiazzi
Professor de Matemática do CSC

 

O livro sugerido pelo Profesor Alexandre está diponível em nossa biblioteca.



(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

Fernades Marinho24/06/2015 às 15:47:31

Olá professor! Excelente trabalho. A matemática é uma disciplina fundamental para a formação dos jovens. Muitos deles ainda se perguntam o motivo de estudar tal matéria, porém, ela está presente em nosso dia a dia em diversos aspectos, por isso, deve ser valorizada e comemorada. Um efusivo abraço!