Blog
Blog

16
Qui

Minha história no Santa Catarina mistura-se com minha história como educadora. Tanto quanto amo fazer o que faço, amo fazê-lo aqui: No CSC! 
O início desta trajetória se dá no final de 1996, quando cheguei aqui para deixar meu currículo, aos 25 anos de idade, recém-formada em pedagogia. A recepção por D. Lourdes, já foi diferente de qualquer outra escola que havia passado naquele dia. Em seguida vem a Ir. Irene, com um sorriso no rosto. Igualmente nas outras escolas nenhuma diretora havia me recebido. Após uma conversa informal e agradável e um episódio engraçado, que eu pensei ter me tirado a chance de ser contratada naquele local, ficou de entrar em contato. Para minha surpresa, na véspera de Natal, recebi a notícia de que havia uma vaga para mim. Naquele dia viria a ser meu melhor presente de Natal, e eu ainda nem sabia o quanto.... Assim começou minha trajetória aqui.... Entrei com a Luciane Albuquerque, hoje coordenadora do Fundamental II, fomos parceiras de trabalho, e melhor do que isso, nossas famílias começaram um ótimo relacionamento. Quantas histórias construímos juntas. Minha coordenadora, a Maria do Carmo, a quem devo muito, pois ajudou a moldar meu perfil como educadora, com preciosas orientações e com exemplos de sua prática. A Ir. Irene continuava ali, sempre presente, disposta e disponível. Foi nossa professora de informática. Montou um grupo de professoras. Nos ensinou a dominar a máquina, pois naquela época, a Escola Santa Catarina, já tinha um laboratório de informática. Foram encontros nos finais de tarde de muita alegria e dificuldade. Como éramos inseguras com aquela novidade! 
A Ir. Rosmari na época, nossa vice-diretora, estava sempre presente, cuidava de muitos detalhes. Lembro vividamente das reuniões pedagógicas, dos encontros de estudo, da organização do PPP, das festividades e celebrações. Lembro de tantas colegas, companheiras, prontas a dar um auxílio, uma orientação. Umas continuam até hoje, minha companheira Andrea de tanto tempo. Minhas experiências em sala, forjaram a educadora que sou hoje, mais madura, mas sempre pronta a aprender e a mudar.  
Depois de um tempo, em 2002, decidi que seria apenas esposa e mãe. Quando tomei esta decisão, a diretora na época era a Ir. Rosmari. Quando fui conversar com ela entre tantos conselhos, o que mais me impactou foi ela ter dito que eu estava escolhendo bem. Ainda completou, que minha vaga estaria sempre ali. Poder me dedicar ao meu filho foi uma outra experiência maravilhosa! A partir daí muita coisa aconteceu, muitas voltas e fiquei até um tempo fora de Florianópolis. Quando, em outubro de 2012, entro no CSC para participar das eleições, quem encontro no pátio? Isso mesmo, a Ir. Irene junto com a querida Ir. Irmã Janyce. Em meio a emoção e uma conversa de boas lembranças, em que o tempo havia sido generoso conosco, ficamos de continuar conversando para um possível retorno ao corpo docente do CSC. Desde de 2013, estou de volta, ainda com a alegria ter meu filho aqui, recebendo, além de boa educação, os valores de paz e bem que prezamos em nossa família. Novos colegas, novas amizades, novas experiências. 
Minha história se mistura, minha família faz parte... O CSC é nossa segunda família! 
Gratidão a Deus é meu sentimento. 
Parabéns CSC, pelos 60 anos fazendo parte da história de tantas pessoas!

Patrícia Bittencourt
Professora do Fundamental I do CSC



(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

luciane19/04/2017 às 22:29:04

Querida Patrícia, lendo seu relato, parece que a vejo simplesmente faland.... Tão seu, tão verdadeiro, tão cheio de emoção.
Sempre me orgulho de termos andado lado a lado, dividido experiências e mais ainda por você ter acompnhado meu filho como professora. Parabéns por sua trajetória neste nosso colégio que tanto amamos.