Blog
Blog

17
Qua

Dando continuidade ao Projeto de Prevenção ao uso de drogas do CSC "Dizer não às drogas, é dizer sim à vida" do ano passado, no qual propomos debater adequadamente essa temática, para que tenhamos condições de enfrentar essa situação de modo a prevenir esse problema, e, trabalharmos com uma educação preventiva e consciente sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias. Esse ano, os alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina, estão tendo a oportunidade de conhecer uma realidade diferente daquela que estão acostumados. Aos poucos as turmas estão visitando a Fazenda Esperança, uma casa localizada no Bairro Pantanal, que abriga mulheres ex-usuárias de drogas, pessoas que fizeram escolhas erradas e hoje tentam se recuperar. 
Durante a visita as mulheres conversam com os alunos, no intuito de lhes mostrar a importância de se manter afastados desta ameaça. Falam sobre como entraram no mundo das drogas e o quanto é difícil dele sair.
As fotos da visita estão em nossa galeria de imagens: http://www.csc.g12.br/galeria-fotos/454-visita-a-fazenda-esperanca-1%C2%BA-serie-em
Abaixo alguns depoimentos de alunos que já vivenciaram a experiência:

 


Depoimentos – Visita Fazenda Esperança

  •  

No dia 5 de maio, nossa turma foi conhecer um dos lugares que recebe ajuda das nossas arrecadações de uma das provas das Olimpíadas, a Fazenda Esperança. Antes de chegarmos, o que tomava conta dos nossos pensamentos era como seria o lugar, como elas seriam, e começávamos a imaginar se seria igual como nos filmes ou não, afinal nunca tivemos esse tipo de contato.
Chegando, começamos a ver que era um lugar tranquilo, nada parecido com o que estávamos pensando, nos sentimos acolhidos desde o início.
Tudo começou com uma apresentação geral, depois nos dividimos em grupos para conhecer sobre o lugar e o que elas faziam. Percebemos o quão elas são fortes por permanecer ali, pois às vezes elas têm recaídas, o que é normal. Não têm contato com seus familiares nos primeiros meses, somente por carta. A casa possui 13 mulheres, o projeto é realizado em 12 meses, após isso elas se tornam voluntárias para ajudar, e é assim que a casa se mantém. Um ponto muito interessante é que o portão da Fazenda está sempre aberto para quem quiser sair. 
A Fazenda tem como método de recuperação três palavras como base: CONVIVÊNCIA, ESPIRITUALIDADE e TRABALHO.
A convivência é uma das partes mais difíceis, pois cada uma traz consigo toda uma história, uma carga de emoções e situações vividas.
A espiritualidade é o apoio e a força que elas precisam, lá possui uma Igreja onde, pelo menos uma vez ao dia, elas se reúnem para conversar, se abrir e pedir forças a Deus.
O trabalho é feito, já que a Fazenda é mantida por doações e por produtos que elas mesmas fazem, cada Fazenda faz algo e vende. Nessa elas produzem pães, tortas, biscoitos, cucas e vendem na Igreja.
Quando elas contavam suas histórias, víamos como elas estavam gostando de contar para nós e como nossa presença era importante para elas. A Katiane por exemplo, que foi quem nos mostrou todo o lugar, e que por causa da bebida perdeu a guarda de seus filhos, nos acolheu de uma maneira diferente, estava nos tratando como suas filhas.
Sem dúvidas foi uma manhã de ensinamentos. Vimos como um problema familiar ou até más companhias podem afetar uma pessoa de tal maneira que leve ela a usar droga como “válvula de escape”, nesse momento a pessoa acha que não tem mais “salvação”. Porém o nome da fazenda não é esse à toa, Fazenda Esperança, já que elas conseguem se reerguer e ficar preparadas para uma nova vida quando acabar o projeto de 12 meses na casa. Além disso, o método que a Fazenda adota é de usar o mínimo de medicamentos, para que elas não fiquem presas a remédios para o resto de suas vidas, e sim o uso da espiritualidade e da união entre elas. Vimos o quão importante é fazer escolhas certas mesmo que não pareçam que vão resolver ou são as melhores, pois muitas vezes as escolhas erradas que fizemos podem nos levar para caminhos piores. Com o tempo elas começaram a perceber o caminho errado que elas escolheram e como elas perderam parte de sua vida, e que nesse tempo todo poderiam estar fazendo algo melhor e construindo uma família, ou seja, nunca escolher por impulso, pois é possível estragar uma vida toda pela frente.
Só temos a agradecer ao Colégio por nos proporcionar essa oportunidade e dizer que esses projetos são muito importantes, agradecer principalmente à Fazenda Esperança e a todas as meninas que nos proporcionaram conhecimento e lições de vida, através de suas histórias e dizer que somos muito gratos a elas. Vamos guardar com carinho cada uma em nossas lembranças para o resto da vida!

Alunas: Ayshe Pessi e Heloísa Cândido – 1ª EM

 

  •  

No dia cinco de maio, em uma sexta-feira de manhã, o Colégio Santa Catarina propôs um passeio para a Fazenda Esperança, uma comunidade terapêutica que abriga dependentes químicos, no Brasil existem várias dessas Fazendas espalhadas pelos estados, todas destinadas somente para homens e mulheres.
A minha turma visitou uma Fazenda destinada somente para mulheres, a princípio quando nos propuseram o passeio, os alunos ficaram receosos, pois estavam com medo de como iriam abordar as dependentes ou como seria o convívio, já que a maioria tem histórias muito trágica. As mulheres eram bem receptivas e enquanto mostravam a fazenda, contaram suas vivências no mundo das drogas e como estavam reconstruindo suas vidas.
Foi impactante saber a história de cada uma delas, saber como mudaram e fizeram de tudo para mudar, impactante saber como cada uma delas perdeu uma parte da família por erros cometidos no passado. Mais impactante ainda, foi fazer com que todos saíssem de uma bolha social, por estarmos acostumados a ignorar ou até mesmo fingir que não existe esse problema e essas pessoas afetadas pelas drogas.

Aluna: Júlia Ribeiro – 1ª EM

 

  •  

Esperança
No dia 05 de maio visitamos a Fazenda Esperança na Carvoeira, que faz jus ao nome. Lá é onde mulheres recomeçam suas vidas. Vimos mulheres batalhadoras que só dependem delas para mudar de vida. 
Foi muito boa a visita, pois muitas vezes julgamos as pessoas pela “capa” e não sabemos o real problema que estão passando.
Fomos separados em grupos para sabermos um pouco mais da vida de cada menina. Conhecemos a Thais, que desde os 14 anos entrou nesse meio, por causa de um estupro no dia dos pais, pelo seu próprio pai. Chegou a morar na Cracolândia em São Paulo, por dois anos e seis meses, e hoje depois de um ano na Fazenda, conseguiu vencer seu vício e será diretora de uma Fazenda em Minas Gerais, servindo de inspiração para outras pessoas.
Já dizia Charles Chaplin “A persistência é o caminho do êxito”, então não deixe pessoas fazerem desistir de seus objetivos, acredite, tente, conquiste.

Aluna: Larissa Vargas da Silva – 1ª EM

 

  •  

Visita à Fazenda Esperança
No dia 05 de maio, eu e minha turma fomos fazer uma visita à Fazenda Esperança, e realmente, como o nome diz, é um lugar onde você encontra muita esperança e principalmente inspiração.
Ouvimos histórias de muitas mulheres ex-dependentes químicas residentes da Fazenda, e percebi que essa não é a única característica que as descreve. Conversando com cada uma, fui conhecendo o que veio antes do uso das drogas, conheci cada uma em sua essência, consegui ver o que tem por trás dos rótulos.
Cada história que ouvia ficava mais emocionada com a realidade delas, realidade que parece tão distante, mas que bate à nossa porta todos os dias sem percebermos. 
O principal aprendizado que levei com essa visita foi que não podemos julgar uma pessoa pelas ações, temos que conhecê-la e saber exatamente o que a levou a fazer isso. As pessoas criticam, pois, criticar é muito mais fácil do que ajudar.
Deixe para trás o que não te leva para frente.

Aluna: Laura Mariotti – 1ª EM
 


Reveja o vídeo final do projeto do ano passado, 2016:
https://www.youtube.com/watch?v=9vIzfnEza0M&feature=youtu.be
Projeto de Prevenção ao uso de drogas do CSC - "Dizer não às drogas, é dizer sim à vida"
Trabalho realizado com os alunos do Colégio Santa Catarina em parceria com o jornalista EdSoul. 
Além de tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas, esse projeto visa desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos, para facilitar a comunicação sobre esse assunto, e mobilizar a comunidade escolar, mediante campanhas de alerta.





(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

rayane15/10/2018 às 08:16:33

o Colégio santa catarina é o melhor Colégio que eu já estudei
está de parabéns Colégio que sempre seja assim.