Blog
Blog

25
Qui

O ano é 1999, fim de ano, desempregado e muito preocupado. 
Entro em um estabelecimento de ensino para entregar uma cópia do meu questionário de monografia. Fui recebido por uma senhora muito educada e atenciosa e me disse que, naquele momento, não poderia entregar o questionário aos professores de Educação Física, pois estavam em aula, mas me garantiu que ela mesma o repassaria. Quando saía do estabelecimento fui interpelado por outra senhora na recepção, Dona Lourdes. És professor de Educação Física? Respondi: Sim, sou. Caminhei alguns passos em direção à saída, mas aquela pergunta me deixou inquieto. Retornei. Fiz umas das melhores perguntas da minha vida. Vocês estão precisando de Professor de Educação Física? Obtive uma resposta que naquele momento soou como música aos meus ouvidos.     Sim, estamos.  Novamente fui atendido por aquela senhora, Irmã Líria, que agora estava acompanhada de uma jovem muito simpática, carismática e atenciosa, com um sorriso contagiante, Irmã Rosmari. Esta Diretora da Escola Santa Catarina, aquela vice-diretora. A entrevista foi tão agradável que não percebi quanto tempo conversamos, mas me sentia muito à vontade. Saí com uma promessa de uma possível contratação, mas aquela altura pouco importava, pois estava em paz. Passaram-se os dias, alguns meses e não me lembrava daquela entrevista. Em meados de janeiro do ano 2000 Irmã Líria me chama para uma conversa. Voltei à escola Santa Catarina e ouvi a pergunta: Ainda tens interesse em trabalhar conosco. Lá se vão 17 longos anos. Vi muitas mudanças, não somos mais Escola e sim Colégio Santa Catarina. Temos agora além do Fundamental II, o Ensino Médio. Construí grandes amizades, sólidas, sinceras e verdadeiras. Comemorei o jubileu de ouro do Colégio e agora vamos comemorar os 60 anos. Vi muita criança se tornar adulto, participei da formação de tantos que não consigo mensurar. Fico lisonjeado quando, em plena rua, alguém grita: Professor e vem me abraçar. Quantas festas juninas, quantas olimpíadas, alguns desfiles de 7 de setembro em que levávamos o nosso Colégio para rua. E como é agradável perceber o carinho que a sociedade tem pelo nosso estabelecimento. Fiz muita piada com os meus colegas e deles também, a ponto de alguns medirem as palavras perto de mim. Com alguns, não precisamos nem de palavras, basta um olhar e a mensagem está transmitida. Aqui já passei momentos muito felizes, meus amigos presenciaram grandes sucessos e espero por outros tantos. Também passei por momentos difíceis, e fui amparado, acolhido e respeitado nas minhas limitações. Como sou feliz aqui. Os princípios do Colégio Santa Catarina misturam-se aos meus e isto me dá muito orgulho. Como é bom saber que contribuímos, mesmo que muito pouco, em uma obra grandiosa. 

Martinho Paz Junior
Professor de Educação Física do CSC



(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

Ir. Rosmari Cortina30/05/2017 às 09:53:28

Paz e Bem!
Que linda mensagem Martinho! Fiquei emocionada ao ler e reviver também estes momentos dos quais nossas histórias se entrelaçam. Como é bonito ver a mão de Deus que vai unindo, reunindo, congregando, bordando histórias de vida!
Sou muito agradecida a você pela presença e atuação comprometida no Colégio. A tua presença alegre me fazia sempre bem. Aquelas tuas chegadas e subidas para a sala de professores sempre "cantando"... alegrava o ambiente e tantos outros momentos que você com seu jeito descontraía e tornava mais leve o espaço
Que Deus te recompense!
Um abraço fraterno