Blog
Blog

31
Seg

Reconhecer e valorizar o ser humano, em sua integralidade e dignidade, vêm sendo a busca do Colégio Santa Catarina desde sua fundação.

E, neste intento, as diferentes áreas do conhecimento escolar são peças-chave para a construção de um conhecimento e de uma vivência verdadeiramente significativos.
O Ensino Religioso, portanto, torna-se um elo importante nesta delicada engrenagem, que se propõe a desenvolver o ser humano plenamente, em todas as suas dimensões: física, sensível, afetiva, social, racional e espiritual.
Eis aí, o grande desafio!
Disse Mário Quintana (poeta brasileiro), que “são os passos que fazem os caminhos”; nestes 60 anos de história, o Colégio Santa Catarina, com pequenos ou grandes passos, tem construído o seu caminho, oferecendo-o a muitos que queiram percorrê-lo e desejando que outros tantos caminhos - bons e seguros - sejam construídos e percorridos em nossa sociedade.
Todas as disciplinas escolares, dentro de suas especificidades, procuram então possibilitar uma maior abertura e compromisso de cada estudante consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com o Transcendente, de forma reflexiva, respeitosa e transformadora (como já orientava a Proposta Curricular de Santa Catarina, em 1998).
E, novamente, o Ensino Religioso aparece como uma das bases que sustentam a missão deste Colégio, alicerçada nos valores cristãos, à luz de São Francisco de Assis.
Fazer com que nossos estudantes, nossas famílias, nossa comunidade se percebam como “sementes” e como “semeadores” de Paz; fazer com que acreditem que possam ser e oferecer frutos de Bem... Esse é o propósito de nosso trabalho como educadores; um trabalho humilde, que assume para si as palavras de São Francisco de Assis: “onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância”.

Parabéns, Colégio Santa Catarina, por seus 60 anos!
 

Cláudia Martins
Professora de Ensino Religioso do CSC



(0) comentários

Deixa sua mensagem