Blog
Blog

02
Qua

.
Aproximar ainda mais nossos alunos do livro e da cultura, este é o objetivo da Feira do Livro realizada anualmente no Colégio Santa Catarina. O evento sempre é realizado próximo ao dia do livro (18 de abril) e conta com a participação de toda a comunidade escolar. A cada edição  novidades para o público, seja atrações renomadas e até mesmo o período do evento, que em 2018 chegou em sua décima edição e contou com cinco dias de duração. Atualmente a Feira do Livro é um dos maiores eventos do CSC, a cada ano possui público recorde no último dia, onde o Colégio é aberto ao público. 

Eventos como esse são importantes para todos. Em tentativa de reverter os dados do relatório do Banco Mundial, que estima que o Brasil irá demorar 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em leitura. A Feira objetiva também mostrar aos alunos o quão a leitura é importante para nossa vida e que ela é feita não somente com ou por livros, mas também a leitura de peças de teatros, oficinas e palestras onde se obtém muitas informações.

Algumas atrações são ‘obrigatórias’ na Feira do Livro, como por exemplo, o “bate-papo com jornalistas”. Os profissionais da televisão marcam presença na escola e abordam assuntos sobre a profissão, livros e leituras, fazendo até indicações de livros para os alunos. É um momento rico para todos, tanto para os estudantes, quanto para os jornalistas. Todos saem dali com novos aprendizados e ensinamentos. Além de todas outras atividades (hora do conto, palestras, teatros, contações de histórias e oficinas), temos também os livreiros e editoras que comercializam obras com preços mais acessíveis durante todos os dias de evento.

É sempre uma grande satisfação ver o resultado da Feira, pois ela é planejada desde novembro do ano anterior. São meses de trabalho, desde a montagem da programação até o sábado onde se encerra. E a cada ano é um novo desafio em organizar um evento tão importante. Me sinto honrado e privilegiado em promover a Feira do Livro e perceber que a cada ano, os alunos se interessam e prestigiam o evento. E não somente os estudantes, mas as famílias participam e interagem sempre, principalmente no sábado. É gratificante essa integração ‘escola x família x comunidade’ que formam uma grande corrente de leitores.

E juntos, continuamos a missão de formarmos cada vez mais leitores críticos, assíduos e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. 

JUNTOS SOMOS TODOS LEITORES.
 
Guilherme Wandscheer
Bibliotecário do CSC


Relembre as atividades de sábado em nossa galeria de fotos: http://www.csc.g12.br/galeria-fotos/596-feira-do-livro-do-csc





(0) comentários

Deixa sua mensagem