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05
Seg

Este é o segundo artigo sobre 'disciplina' de uma série de três textos. Aprofunde seu conhecimento sobre o tema:

Verifica-se que a classe estará indisciplinada se o professor não conseguir direcionar seu trabalho educativo, de modo a permitir que seus alunos possam construir seus saberes a ponto de aplicarem seus conhecimentos para a transformação do meio em que vivem, a medida que o aluno não demonstre interesse pelos trabalhos sugeridos, quando não consegue exercer sua cidadania pois não absorve as informações e orientações que o professor tentou trabalhar durante o processo ensino-aprendizagem e finalmente quando seu potencial não se desenvolve.

            Fatores causadores da indisciplina: O educador poderá buscar uma interação entre três fatores determinantes que são: análise da situação, clareza dos objetivos e mediações concretas. Também, pois, o problema será vencido se toda a comunidade educativa for conscientizada para esse novo sentido de disciplina.
Para que possamos ser educadores firmes, é necessário estarmos de posse de um conjunto de valores claros, acreditarmos firmemente neles e transmiti-los aos que nos sucederão nas tarefas substanciais da vida em sociedade. À medida que já podemos vislumbrar um pouco melhor para onde estamos caminhando e qual será o novo conjunto de valores a ser transferidos, tudo torna-se mais fácil e menos aflitivo (GIKOVATE, 2001, p. 20).
Destaca-se os cinco grandes níveis causadores da indisciplina, tendo-se sempre muito cuidado para que os mesmos não sejam vistos e analisados isoladamente, pois eles estão intimamente relacionados. São eles: 

·    Fatores relacionados à Sociedade:
- Sociedade de exploração e alienação;
- Urbanização acelerada e desordenada;
- Crise ética;
- Poder público não assume a educação;
- Meios de comunicação social influenciando de forma negativa;
- A falta de participação nos movimentos sociais.

·    Fatores relacionados à Família:
- Desagregação;
- Transferência de responsabilidade;
- Dificuldade dos pais em colocar limites;
- Superproteção dos pais em relação aos filhos.
- Não acompanhamento da vida escolar dos filhos;
- Falta de espaços para o lazer;
- Falta de experiências vividas.

·    Fatores relacionados à Escola:
- Falta de integração entre professores, equipe técnica, funcionários e direção;
- Falta de apoio ao trabalho do professor;
- Condições físicas desfavoráveis.
- O professor tem o dever de dar suas aulas, de realizar sua tarefa docente.
- Formalismo nas relações;
- Medo do novo;
- Falta de definição da proposta educacional.

·    Fatores relacionados ao Professor:
- Formação inadequada;
- Falta de objetivos claros;
- Conteúdo fora da realidade dos alunos;
- Metodologias que não favoreçam a interatividade;
- Autoritarismo;
- Uso de nota como instrumento de coerção para a disciplina;
- Peso da rotina;
- Descompromisso, comodismo, desorganização;
- Abuso do método expositivo;
- Atividades dispersantes.

·    Fatores relacionados ao aluno:
- Passividade;
- Preconceito;
- Postura individualista;
- Competição com os colegas;
- Necessidade não consciente de protestar contra o mundo dos adultos;
- Não entendimento da matéria;
- Falta de compromisso;
- Só se mobiliza em função da nota;
- Dispersão;
- Insistência no descumprimento de normas;
- Exibicionismo.

Sabe-se que também são fatores que contribuem para a indisciplina, os problemas de relacionamento, que na verdade, podem ser mais difíceis, para que o professor os identifique, pois um aluno pode reagir de maneira diferente, conforme as pessoas envolvidas no relacionamento.

 

Relembre o primeiro artigo: 

http://www.csc.g12.br/blog/29-o-que-e-disciplina%20vamos-pensar-um-pouquinho

 

Maria do Carmo Souza Martins 
Coordenadora Disciplinar do CSC



(1) comentários

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COMENTÁRIOS

luciane14/05/2014 às 19:11:23

Esta leitura é muito rica. Não há pai, mãe, educador ou até mesmo aluno que não se interesse pela busca da disciplina na escola. Aguardo pelo próximo artigo para completar esta série. Parabéns!