Blog
Blog

31
Qua

Enem – 2018

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas no primeiro dia 04/11 
(Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias)
18h30 – Término das provas no segundo dia 11/11 
(Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias)

* O horário de verão já estará vigente!

14.7- O participante deverá, obrigatoriamente, assinar, nos espaços designados, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho, a Ficha para Coleta de Dado Biométrico e demais documentos do Exame. 
14.8- As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos Cartões Resposta e na Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sala ao término das provas. O não cumprimento desse procedimento impossibilitará a correção das provas. 
14.9- Os três últimos participantes presentes na sala de provas só serão liberados juntos, após assinatura da ata de sala. 
14.10- É de responsabilidade do participante transcrever a frase contida na capa do Caderno de Questões para o Cartão Resposta. 
14.12- Antes de ingressar na sala de provas, o participante deverá guardar, no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados. Também deverão ser guardados os objetos relacionados nos itens 16.1.21 e 16.1.22, sob pena de eliminação do Exame. 
14.13- O envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, ser mantido embaixo da carteira durante a realização das provas e permanecer lacrado até a saída definitiva do local de provas, sob pena de eliminação do Exame. 

14.14- O participante não poderá, sob pena de eliminação, ausentar-se da sala de provas com o material de aplicação, exceto seu Caderno de Questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. 
14.15- O participante só poderá fazer anotações relativas às suas respostas no Cartão-Resposta/Folha de Redação e no Caderno de Questões. 
14.16- O participante não poderá utilizar o banheiro do local de aplicação após o término de sua prova e saída definitiva da sala de provas. 
14.17- O participante deverá reportar-se exclusivamente ao aplicador da sala no caso de qualquer ocorrência em relação ao seu Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação e/ou demais documentos do Exame, para que sejam tomadas as providências cabíveis. 
14.18- O participante não poderá apresentar-se no local de aplicação das provas sem documento de identificação válido, conforme itens 13.2 e 13.4 deste Edital; também não poderá aguardar fora do local de aplicação das provas. (Identidade obrigatório) (cartão de confirmação de inscrição aconselhável)
14.19- O participante deverá aguardar para que o aplicador proceda à coleta de seu dado biométrico durante a realização das provas. 
14.20- Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para preenchimento do Cartão-Resposta ou da Folha de Redação, em razão de afastamento do participante da sala de provas. 

Proibido
- Borracha;
- Caneta de material não transparente;
- Corretivo;
- Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens;
- Impressos e anotações;
- Lápis, lapiseira;
- Livros, manuais.
O que NÃO usar: é proibido utilizar óculos escuros, chapéus, viseira, gorros e similares durante a prova. Então procure já deixar em casa este tipo de acessório.  


Lembre-se:
Dia 04 – Provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias
Dia 11 – Provas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias


A prova tem duração de 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo. Para levar o caderno de questões para casa, o participante deve deixar a sala de provas em definitivo nos últimos 30 minutos. E o candidato só pode deixar o local de prova duas horas depois do começo da mesma.
Siga as recomendações e faça uma boa prova. 

                                                              A Família CSC está na torcida! 

 



(0) comentários

Deixa sua mensagem