Blog
Blog

26
Ter

Projeto "VALORES CSC" 

Conheça o projeto “Valores CSC”, cada mês é abordado um valor (que integra a filosofia CSC) e trabalhado de várias formas: mural, rodas de conversa, cinema, dicas de filmes e leituras sobre o tema. Participe!
 


MARÇO - RESPEITO ----------------------------------------------------------------------------------------------------

Há confiança, amor e amizade se houver respeito.



 

  • DICAS DE LEITURAS

 

  • DICAS DE FILMES

 

 

 


“O respeito ao próximo vai além do por favor e obrigada, ele está diretamente ligado à educação. Respeitar é importar-se com o próximo, ter apresso e querer bem. É zelar pela relação que se tem, seja ela qual for. Não precisamos ter parentesco com a pessoa para respeitá-la, basta ter em mente que se trata de um ser humano como nós. Podemos classificar o respeito como uma ética pessoal. O ditado respeitar para ser respeitado é verdadeiro.

Ninguém é obrigado a aturar nossas grosserias e momentos de mau humor. Uma pessoa grossa é aquela que não se importa se os outros vão gostar ou não do que ela fala ou faz, consequentemente não tem educação e nem respeito. A reação das outras pessoas diante disso é a revolta, rancor e antipatia. Uma pessoa grossa é uma pessoa desagradável.
Mas o desrespeito vai além da grosseria, engloba também a invasão do espaço alheio. Existe um espaço entre nós que, mesmo que não esteja delimitado precisa ser respeitado.
Temos que respeitar quando o outro não quiser conversar, entender quando o outro diz não, estacionar o carro corretamente para não atrapalhar a vaga do próximo, tentar não dar ombradas ou bolçadas ao andar em lugares movimentados, não ligar o som alto depois do horário, não cortar fila ou fazer perguntas inconvenientes.
Respeitar envolve também a cooperação com o outro, por exemplo: se uma pessoa está limpando o chão convém limparmos os pés antes de entrar, não importa se aquela é a função da pessoa, temos o dever de respeitar. Muitas coisas que consumimos vêm do trabalho de outras pessoas. Nós também trabalhamos para alguém e não gostaríamos de ver esse alguém fazendo pouco caso do nosso esforço.
O respeito não precisa ser encarado como um punhado de regras de conduta que devem ser decoradas, para praticá-lo basta usar o bom senso. O bom senso é quase que intuitivo, é a noção da atitude adequada a se tomar em cada situação, é o discernimento do certo e do errado, mesmo que estes não estejam explícitos e sem que alguém precise nos dizer que se deve agir de tal forma. A pessoa sensata tem a capacidade de julgar e ponderar suas atitudes, de evitar situações vexatórias ou desagradáveis que possam atingir a ela mesma e aos outros. Uma pessoa insensata é chamada popularmente de ''sem juízo'', justamente por ser deficiente no julgamento de suas ações.
O nosso espaço termina onde começa o dos outros, essa é uma regra importante no convívio em sociedade. Se quisermos ser respeitados devemos respeitar primeiro”.

Nadia Helena Uller
Postado em 15/04/2014 por Nadia Helena Uller em Empresas e Negócios

 

 

ABRIL - TOLERÂNCIA --------------------------------------------------------------------------------------------------

"O mais alto nível da educação, é a tolerância."


 

  • DICAS DE LEITURA

 

 

  • DICAS DE FILMES

Dumbo: https://www.youtube.com/watch?v=aLSSXrkm3Sk

Prova de Honestidade: https://www.youtube.com/watch?v=bR0pVDGj07A

A Lebre e a Tartaruga: https://www.youtube.com/watch?v=w7sFkkvNF30

Chico Bento em: Na roça é diferente: https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc

O patinho feio: https://www.youtube.com/watch?v=dpQeiFhxI3U

História da honestidade: https://www.youtube.com/watch?v=FtGJGfys58M

Pinóquio: https://www.youtube.com/watch?v=hPmAdbBg0k0
 



Sessão Cinema - Tolerância

 

 

 

MAIO - BONDADE --------------------------------------------------------------------------------------------------------


"Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós".

 

 

  • DICAS DE LEITURA:




     




JUNHO - RESPONSABILIDADE PLANETÁRIA -----------------------------------------------------------------


"Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o Planeta Terra".

 

 

  • DICAS DE LEITURA:

 


 

 

AGOSTO - FAMÍLIA ------------------------------------------------------------------------------------------------------


"A família é o bem mais precioso que temos; fonte de amor e berço da educação".


 

  • DICAS DE LEITURA

 

  • DICAS DE FILMES

 



(0) comentários

Deixa sua mensagem