Blog
Blog

07
Qua

Não é uma tarefa muito fácil, com todas as possibilidades que eles dispõem em suas ‘mãos’ diariamente, como celulares, tablets e computadores. Mas durante a realização da ‘VI Feira do Livro’ do CSC, foi trazido para a comunidade escolar, as diferentes facetas do ato de ler, diferente do modo que estão ‘habituados’. Com o tema “Meu livro, meu grande amigo”, o objetivo da VI Feira do Livro foi fazer com que nossos alunos, se aproximassem ainda mais do amigo livro! O amigo que nos leva para passear, sem sair do lugar. O amigo que fala as coisas certas, nas horas erradas. O amigo que é capaz de nos proporcionar mais saúde, ativando nossa memória. Amigo este, que, nos aproxima de mais amigos. Que nos ajuda a transformar o mundo! Amigo este, que está sempre disponível para nós! 

Os alunos puderam presenciar a exibição de peças teatrais nos diferentes níveis de ensino (Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio). Para os alunos do Fundamental I, foi mostrado o teatro “Os três porquinhos” na Linguagem de Libras, ensinando-os que há formas diferente de comunicação das que estão acostumados. Já o Ensino Fundamental II, representado pelos alunos do 7º ano, realizaram a releitura de clássicos da literatura mundial, onde se reúnem em uma livraria. Imagem a bagunça que foi gerada?! Para os alunos do Ensino Médio, a VI Feira do Livro mostrou a leitura da peça “O fantástico da Ilha da Magia”, um espetáculo com uma pitada de humor, aproximando ainda mais os alunos das obras que serão cobradas no Vestibular da UFSC 2015. 

Foram realizadas também, ‘leituras’ de palestras que remetiam de como são feitas leituras nas redes sociais. Canais estes, muito utilizados por nossos estudantes, e que se utilizarem de modo eficaz, pode trazer grandes benefícios. Mostrar que, mesmo em redes sociais, podem-se extrair das leituras, conteúdos ricos, desenvolvendo assim o intelectual de todos.

E quais os passos da publicação de um livro? Tenho certeza que nossos alunos sabem todos os detalhes. Por meio de palestra, a agente literária ensinou passo-a-passo da publicação, bem como incentivou todos os presentes no auditório, a escrevem suas próprias obras! Ficou para a biblioteca do CSC, um exemplar do livro em branco, onde nossos próprios alunos construirão a história do Colégio, para ser (talvez) publicado durante a Feira do Livro de 2015! Experiência única para nossa comunidade escolar!

E o “bate-papo com Jornalistas”?! Uma das atrações mais esperadas pelos alunos. Durante essa atividade, nossos estudantes puderam ver e compreender a importância da leitura em todas as áreas profissionais, e em especial, para os jornalistas. Basicamente, a rotina de um jornalista é focada em leituras de textos, jornais, livros, Internet. Um ponto a ser destacado, são os livros de ‘lazer’ citados pelos jornalistas... Estas obras possuem lista de reserva na nossa biblioteca! Isto é mágico!

E o que falar do Workshop de Desenho? Atualmente, é interessante que nossos alunos saibam realizar a ‘leitura’ de ilustrações dos livros paradidáticos, pois elas expressam informações que não estão explícitas no próprio texto de palavras. Neste Workshop, foram ensinadas algumas técnicas de desenho e como realizar desenhos de rostos humanos e personagens de desenho animado! Foi muito curioso, assistir a ‘atenção’ dos alunos nesta atividade... Todos com lápis e caderno na mão, sem piscar, para aprender tudo o que estava sendo ensinado.

Biblioterapia: uma palavra que todos desconheciam! Desconheciam, pois com a palestra de profissionais biblioterapeutas, os alunos e professores compreenderam que a leitura pode auxiliar no tratamento de algumas enfermidades e ajudar pessoas com problemas psicológicos! Foi gratificante também, a atenção dada pelos alunos nesta palestra. Sempre querendo aprender mais e mais!

E o sábado da VI Feira do Livro? Com uma manhã repleta de atividades, oficinas, livreiros, bingo literário, exposições de trabalhos, pintura de rosto! Todos envolvidos em prol da leitura! Um momento mágico e transformador!

Temos certeza que a sementinha da leitura, durante a VI Feira do Livro do CSC, foi plantada, e será bem alimentada durante a caminhada escolar de nossos alunos. Alguns resultados já apareceram, outros irão aparecer nos próximos dias! Não importa, tudo tem seu tempo. O importante é que lançamos a ideia, e os alunos compreenderam a mensagem, e já estão desenvolvendo o gosto pela leitura. 

Uma dica! Procure livros de temas de seu gosto. Nunca force a leitura de uma obra, o qual você não curtiu o inicio. É por meio desta premissa, que a biblioteca renova seu acervo, sempre buscando adquirir os títulos, que são sugeridos pelos próprios alunos. Não possui o hábito da leitura? Comece com um livro pequeno, e gradativamente leia obras maiores. Logo, logo, você verá sua evolução e familiaridade com os livros. Leia livros, faz bem para a alma e para mente! Nossos alunos já estão no processo e daqui a pouco serão grandes leitores. E isto é tão gratificante para a biblioteca! Temos a missão de fazer um país de mais leitores, e vamos conseguir! 

“Um país se faz com homens e livros”.
Monteiro Lobato

Agradecemos a todos os envolvidos na VI Feira do Livro. Foi um grande sucesso! Temos certeza que a VII Feira de 2015, será maior ainda! Leia, leia mais, e você verá os benefícios que irá trazer. Seja um multiplicador da leitura!

Guilherme Wandscheer
Bibliotecário do CSC
CRB-14/1339


 



(1) comentários

Deixa sua mensagem



COMENTÁRIOS

luciane14/05/2014 às 19:06:02

Parabéns pelo grande evento desenvolvido. Muitas frentes foram abertas. Agora é no dia-a-dia que o trabalho vai se concretizando.