Blog
Blog

08
Seg

Fraternidade & Diálogo: Uma Vida de Encontros
 
Este é o tema que estará presente nas nossas reflexões e atividades no CSC neste ano de 2021.
Já dizia Vinícius de Moraes que “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”.
A vida é feita de encontros e a arte do encontro nos conecta uns aos outros surpreendendo-nos com a bênção da amizade que não conhece tempo nem fronteiras. Encontro verdadeiro com alguém é muito mais do que compartilhar tempo e espaço, é de fato uma arte que nos faz mais fortes, mais humanos e mais autênticos no decorrer da nossa existência. 
Os verdadeiros “encontros” nos conduzem ao crescimento quando estamos com o outro, totalmente presente ao momento e ao final dele continuamos em nossa caminhada mais fortalecidos em nosso Ser.
Vivemos neste tempo superconectados virtualmente, mas nem sempre nos conectamos de verdade com as pessoas. Somos convidados a desenvolver sempre mais nossa habilidade de conexão profunda, existencial e presencial com as pessoas.
A conexão entre as pessoas acontece através do diálogo. Dialogar não é apenas estabelecer conversa. Esta pode ser uma atividade desenvolvida por duas pessoas sem que, todavia, ocorra o efetivo abrir-se à alteridade, ou seja, ao outro e à outra como diferentes de mim. O diálogo se inicia, sem dúvida, pelo ato de conversar, pois, se nem ao menos nos dirigimos às outras pessoas, se não as escutamos nem compartilhamos com elas um pouco do que pensamos e sentimos, não daremos o passo para o verdadeiro diálogo.
Diálogo é descoberta, é percepção do que vai no mais profundo de cada pessoa. É identificar, ainda que aos poucos, o que torna cada pessoa tão original, tão diferenciada no conjunto de toda a criação. É, de algum modo, estabelecer um grau de conexão que permita sentir o que a outra pessoa sente e compreender o modo como ela percebe a vida. Diálogo é compartilhamento das identidades, das crenças, das convicções.
O diálogo nos conecta como irmãos, como fraternidade onde uma coisa é essencial: o amor fraterno, que deve exprimir-se no acolhimento aos outros.
A vivência da fraternidade nos faz exercitar o amar, o acolher e o dialogar.
Viver a fraternidade foi o grande desejo e ideal de São Francisco de Assis. Por isso, em Francisco de Assis nunca é demasiado recordar esta grande verdade: SOMOS TODOS IRMÃOS!
Que este seja um ano de verdadeiros encontros e diálogos que nos impulsionem a crescer como pessoa e nos conectar uns aos outros formando uma grande fraternidade.
Somos convidados a desenvolver a empatia e a sensibilidade nos nossos encontros, virtuais e presenciais, permitindo estar presentes e inteiros no momento do encontro nos vendo como somos e encontrando o outro como ele é.
Neste ano de 2021 vamos crescer juntos vivendo a fraternidade e nos exercitando no diálogo fazendo assim, da nossa vida, uma ‘Vida de Encontros’ verdadeiros e profundos.

 



(0) comentários

Deixa sua mensagem