Blog
Blog

03
Ter

Estamos no mês em que as questões ambientais são refletidas por diferentes segmentos e cabe a nós, pais, educadores e educandos, pensarmos como estamos vivenciando a educação ambiental.
A questão ambiental é hoje uma preocupação mundial e o Brasil deu um importante passo com a aprovação da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e que exige de nós atitudes concretas de separação dos resíduos para que seu destino final possa ser de reaproveitamento e reutilização. 
O nosso colégio vem propiciando através do CSC Recicla um momento de ação e também de reflexão sobre essa questão. O Recicla tem nos ensinado a limpar, guardar, selecionar e separar os diferentes tipos de resíduos.
Vimos que a quantidade de descarte é muito grande, o que mostra o alto grau de consumo da sociedade em que vivemos. Não aproveitamos muitas vezes a vida útil dos aparelhos que possuímos, ávidos por novas tecnologias, o que demanda um grande consumo de recursos naturais. Quanto de mineral é utilizado em um computador ou em uma televisão? Quanta água, a chamada água virtual, aquela que não vemos, entra no processo de fabricação dos eletrônicos, dos plásticos?
A natureza tem dado sinais de alerta e cabe a nós pensarmos como podemos contribuir para que seus recursos sejam utilizados de forma mais consciente.
Estamos de parabéns pela ação que procurou dar um destino aos resíduos, mas precisamos também orientar nossas ações em direção a sustentabilidade.
A natureza agradece!

 

Maria Aparecida Campos Moser
Professora de Geografia do CSC

 



(0) comentários

Deixa sua mensagem